quarta-feira, 11 de maio de 2011

Interessante

Pergaminho de Chou Pei

    O primeiro documento matemático desse povo data de aproximadamente mil anos a.C. Chou Pei Suang Shing (Calendário das Horas Solares), um pergaminho de dois metros e trinta que aborda diversos assuntos científicos sob a forma de diálogos entre o imperador e um de seus ministros. O autor, desconhecido, inicia sua obra afirmando ser o quadrado o símbolo da Terra, e o círculo, do céu. Em seguida apresenta a primeira demonstração Geométrica que conhecemos do Teorema de Pitágoras, o qual chama de hsuang-thu e às vezes de chi-chu (agrupamento de quadrados).



“... o quadrado formado pelo lado maior (hipotenusa) do triângulo a, b, c é constituído de quatro triângulos e um quadradinho (quadrado de lado unitário). Somando os quatro triângulos, dois a dois, encontram-se mais doze quadradinhos, que somados com o quadradinho central, resulta 25”.

Esse diagrama do Chou Pei Suang, que demonstra a identidade 32 + 42 = 52, é uma raridade, pois os chineses dessa época, ao que tudo indica, não se interessavam pela geometria. Desse documento conclui-se também que o conhecimento de então era tutelado pelo imperador. É flagrante a preocupação do autor em agradá-lo, o que se depreende especialmente nos números usados como exemplos: foram tirados das medidas dos corpos dos familiares do imperador.

Outro fato curioso do pergaminho são os temas aos quais aplicavam a Matemática: idades, censo populacional, colheitas, astrologia, medidas de áreas e volumes, impostos e construção civil.

Abaixo transcrevemos um fragmento dessa obra:

“... caro imperador que brilha mais que o sol. Uma família, não muito numerosa, pode sobreviver durante uma semana com um tou (1 tou = 10,31 litros) de arroz. Essa deve cuidar de um campo quadrado cujo lado mede a quinta parte de li (1 li = 640 m). Será cobrado para o imperador, como imposto que engrandecera sua fortuna, a décima parte de tudo o que se produzir na área...”

Nenhum comentário: